Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Round Review - Thor (2011)



Vamos nós com o filme da Marvel mais ousado dos últimos tempos. Ousado porque o personagem é absolutamente desconhecido do grande público, embora seja um dos grandes dentro do Universo Marvel.
 
O que? Você achou que o filme é que seria ousado? Nah, fique tranquilo. O filme segue  receita mágica formada pelos 2 filmes do Homem de Ferro. Falo dela mais tarde.

Pois bem, o Thor é o deus do trovão na mitologia nórdica que foi transformado em personagem de quadrinhos por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby. Com isso, a história do personagem é uma mistureba entre mitologia nórdica e aventuras de super heróis. O filme modifica algumas partes da história do personagem para a adaptação para as telonas, mas fez isso bem feito, afinal não lembro nem de ter visto fanboy reclamando. As mudanças encaixaram bem com o filme. Mas beleza, vamos ao filme.

Ele começa mostrando o que é, como funciona e o que está acontecendo na terra do Thor (Chris Hemsworth), chamada Asgard. Vemos que o rei, seu pai Odin (Anthony Hopkins), embora seja o Sr. Fodão, está velho e irá dar entrada no INSS para se aposentar, deixando então seu trono para Thor.



O problema é que a Paquita Marteluda é um babaca prepotente com 1 milhão de defeitos e acaba desobedecendo seriamente as ordens do pai, gerando consequências que podem arruinar o reino. Estando a cagada feita, Odin fica puto, retira os poderes de seu filho e o exila na Terra, onde ele deve aprender a ser homenzinho para recuperar seu posto perdido. Para isso, ele vai contar com a ajuda dos humanos Jane Foster (Natalie Portman), Erik Selvig (Stellan Skarsgård) e Darcy Lewis (Kat Dennings). 

Simultaneamente a isso, vemos a complicada relação que Loki (Tom Hiddleston), irmão do Thor, tem com o pai e com o irmão, além de vermos também como suas ações são cheias de sutilezas e segundas intenções.

Com o exílio, o deus do trovão segue a tradicional jornada do herói e o filme segue bem, fazendo tudo certinho, mesclando bem o tom de aventura com as cenas de ação e situações cômicas, enquanto apresenta direitinho a história certinha e sem grandes furos.


No começo do post eu escrevi que Thor segue a receita mágica de sucesso do Homem de Ferro. Explico: o filme é legal, a história e os personagens também; tem lá dentro aventura, ação, comédia, drama, romance, além de referências e easter eggs para deixar os nerds felizes, tudo bem dosado e nada exagerado. É isso: um filme certinho, sem exageros, mas com a certeza de funcionar.

Ao ser seguida esta receita, nós provavelmente nunca veremos um filmaço de super heróis da Marvel do mesmo nível de Batman The Dark Night, por exemplo, mas em compensação não veremos também vir dali bombas horrendas como Mulher Gato e Elektra. 

Esta receita de filmes bonzinhos, de nota 7-8, de super heróis tem arrecadado bem nas bilheterias, então essas "jogadas seguras" são bem justificadas. Meio sem graça, mas justificadas.

Voltando ao filme: ele é legal, os atores estão bem (principalmente Tom Hiddleston), os efeitos visuais são razoáveis, a história é legal e bem contada e não tem grandes furos, a maioria dos personagens de destaque é legal e existe mais ação do que nos 2 filmes do Homem de Ferro juntos.

Ou seja, o filme é um pipocão bem feito. Ele poderia ter sido melhor, mas eu realmente acho arriscado tentar algo mais no filme de um personagem desconhecido como o Thor. O filme tem a proposta de uma diversão leve e faz isso bem.

Compre um baldão de pipoca e veja com os amigos.


See ya!

PS: o Homem de Ferro 2 poderia ter sido um filme muito melhor se tivesse saído da receita, mas preferiu ficar na mesma coisa..... na verdade nem o roteiro mudou.

PS2: impressionante como o pessoal no cinema ficou surpreso com o Loki. Beleza não conhecer a HQ, mas o Loki é o deus nórdico da trapaça, porra! E isso nem é spoiler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário