Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dica de Filme: Guerreiro Silencioso (Valhalla Rising, Dinamarca e Reino Unido, 2010)

 valhalla

Foda. Esse é o tipo de filme que você irá gostar ou odiar, não terá meio termo.

Definir a história do filme é bem complicado. É um filme com algumas cenas de violência, então se for fraquinho, não assista. Se for assistir procurando violência, vá assistir “Jogos Mortais”, pois são poucas as cenas e não têm o objetivo de satisfazer nenhum sentido sádico.

Embora ‘meio parado’, achei o filme foda, bem mais conceitual. A fotografia e locação do filme foram perfeitas para mim, quanto a estética, claro.  Não que entenda muita coisa, mas foi bem do meu agrado. A trilha sonora é vazada, você fica ouvindo vento etc. e a forma que foi introduzida, lembra muito Sangue Negro (There Will Be Blood, EUA, 2007). Embora estranha, curti também!

valhalla-rising

O filme é estruturado em capítulos e conta história de um ‘selvagem’ do norte da escócia que é capturado e usado para lutas, isso, até que consegue fugir e se vingar. Isso bem no início do filme.  Vagando pela terra, ele encontra um grupo de cristãos e parte com eles para lutar na terra santa, mas por um ‘erro de percurso’, vão parar ao que indica no Canadá ou como eles chamam mais tarde, “Inferno”. A partir daí, um a um vão morrendo. Uns tentando sobreviver, outros tentando pregar e fincar a fé cristã. O personagem principal vai passando por isso, sem dar nem um pio, daí “Guerreiro Silencioso”. O porta voz deste guerreiro é um garoto que vai indicando os pensamentos e falas do guerreiro – guerreiro este que em alguns momentos entra em transe e tem umas visões. Durante o filme ele é apelidado pelo garoto de “Um Olho”, pelo fato de só ter um olho. Fato interessante…seria uma comparação com Odin? (momento elocubração).

valhalla-rising-087

O filme é mais parado, como falei, com poucas cenas de combate e falas! Bem, é cinema europeu né? :P  Se passa durante alguma Cruzada e num período, ao que parece, que o cristianismo ainda está sendo expandido pela Europa. A única menção de local no filme é Sutherland, de onde o garoto indica que o “selvagem” Um Olho vem, que é/foi uma região ao norte da Escócia. Pela roupa das personagens no início do filme, também dá pra chutar que o filme se passa na Escócia.

Valhalla-rising-5

Estrutura dos capítulos do filme:

  1. Ódio
  2. Guerreiro Silencioso
  3. Homens de Deus
  4. Terra Santa
  5. O Inferno
  6. O Sacrifício

Ponto negativo do filme: Não tem mulher =(

Trailer:

2 comentários:

  1. Não vou ver o trailer agora pq estou com preguiça! MAS, porém, entretanto e toda via, a "sinopse" do filme foi interessante. Parece ser um filme bem difícil de assistir pra quem é uma pessoa agitada, mas deve ser legal! Um dia eu vejo.

    ResponderExcluir
  2. Porra, filme sem peitinho é caído!

    ResponderExcluir