Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Rio Comicon 2011: Nós Fomos!



Aê cambada!

Ano passado eu fui à Primeira Comicon do Rio de Janeiro, que foi um eveto legal.
Na semana passada rolou a Segunda Comicon do Rio de Janeiro. E então, será que eles melhoraram o divertido evento do ano passado ou cagaram no pau esse ano?


No domingo (23 de novembro), eu e meus camaradas de blog César e (em estado vegetativo) Abakauê fomos ao maior evento especializado em quadrinhos do Rio, a Comicon!
.
.
.
Na verdade só eu fui! Seguindo a tradição de cobertura de nosso digníssimo blog na Comicon, meus 2 amiguinhos furaram e procurei outras pessoas para me acompanharem na jornada. Chamei então meu amigo Mack novamente e também foram conosco nossas respectivas namoradas (que nem gostam dessas nerdices paradas sobre a nona arte).

A Rio Comicon 2011 foi no mesmo lugar do ano passado, na Estação Leopoldina, que fica no bairro do Estácio perto da rodoviária. Pegamos um ônibus e dessa vez não apareveu nenhum problema ou coisa irritante. Tudo rolando na boa.

Saltamos no ponto e pegamos a passarela que deixa na porta da Estação Leopoldina, que pareceu (pelo menos pra mim) um tanto em melhores condições que da outra vez... afinal só de não dar pra ver os carros passarem lá embaixo pelas frestas e rachaduras já dá um alívio.

Chegamos lá umas 11h e fomos pra bilheteria onde vimos uma piora em relação ao ano passado: rolou uma inflação foda e o ingresso dobrou de preço.
Tá bom que 20 merréis a inteira não é lá tão caro, mas aumento de 100% em 1 ano é foda. Mas também nem atrapalhou, porque sacamos nossas carteirinhas de estudante e compramos nossas meias entradas. 50% de desconto FTW!

Lá dentro a disposição do pavilhão continuou a mesma: logo de cara havia um "labirinto" exposição do grande homenageado do ano, Will Eisner, e o resto do espaço era ocupado por murais com nomes de desenhistas e suas ilustrações, estandes de quadrinhos e uma área da Livraria Travessa.

Fomos logo para a exposição do Eisner:














E a mais importante das fotos, Eisner nos ensinando como se trata uma mulher:


A exposição sobre ele, um dos mais importantes quadrinistas de todos os tempos, foi muito boa. Estavam à mostra vários desenhos, materiais, havia um vídeo bem completo sobre sua carreira e até uma estatueta do Spirit. Dava pra sacar bem a importância do trabalho dele para os quadrinhos.

Na área dedicada às ilustrações dos desenhistas, assim como no ano passado, estavam expostos vários artistas:












No resto do galpão estavam as mesmas vendas do anos passado e a Livraria Travessa. Dessa vez, como fui mais cedo, a Comicon estava mais vazia. Mas este não foi o único motivo.

O único grande problema do evento não teve nada diretamente relacionado a ele e sim à data. Porra, esolheram logo o final de semana do ENEM pra fazer o festival.... é burrice, né?
Um dos principais alvos dos caras é o público jovem e o ENEM dura dois dias quase inteiros. Eles tem que rever issaê pro ano que vem.

Bem, a Estação Leopoldina é uma ex-estação de trem. Ano passado só usaram mesmo uma plataforma na parte de trás do lugar. Este ano houve uma mudança nisso, eles aproveitaram todas as 4 plataformas. Isso deixou o evento melhor distribuído e maior mesmo. Foi a grande melhoria do ano.

Ao longo dos dias da Comicon são espalhados participações especiais de artistas e uns eventos menores.  Domingo foi o dia da visita do Chris Claremont, que se destacou qundo escrevia os X-men, e da competição Cosplay amadora e a mais "profissional".

Olha aê as fotos:

  Claremont fazendo seus fãs felizes:


E o momento mais vergonha alheia do dia, a competição cosplay:


Eu nunca tinha visto uma dessas. Pra mim eles só iam lá na frente passar vergonha desfilar e fazer umas poses... mas não! Os caras gravam um diálogo, colocam nas caixas de som e.... interpretam lá na frente! O troço é tão escroto que nem dá pra achar muita graça, você só fica constrangido mesmo.

Tá bom que dois caras fizeram uma cena misturando Resident Evil e Megaman (!) que ficou até legal, mas no geral o nível de vergonha alheia chega a picos absurdos.

Saldo geral:

A Rio Comicon 2011 foi muito legal. Foi mais bem organizada do que a do ano passado e manteve todos os pontos positivos da versão anterior. O problema da data empacando no ENEM foi mais triste porque nem todos puderam ir e aproveitar o evento. Até as garotas que foram com a gente esperando passar um dia tedioso gostaram bastante do lugar.

E mesmo com os preços salgados da Travessa, saí de lá com meu o Livro Negro do Dahmer:



Eles conseguiram melhorar o que já era bom. Os organizadores merecem parabéns. Se ano que vem eles conseguirem arrumar um espaço pra alguma livraria concorrer com a Travessa o evento fica perfeito... a não ser que os novatos façam os mesmos preços.... o que é bem provável. Meh, que seja.

O importante é que farei de tudo pra estar na próxima Rio Comicon.

See ya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário