Páginas

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A Virada da Nona Arte! Viva la revolución!

Olá amiguinhos!

Hoje vou falar de um tema bem importante para as histórias em quadrinho em geral e, principalmente, para as histórias em quadrinho ocidentais.

Tá bom que se não fossem as HQs americanas os mangás jamais teriam se tornado o que são hoje. É isso aê, chora otaku.


Obrigado por tudo, AmériKKK

Mas chega de mistério. O assunto de hoje é o principal responsável pela elevação das histórias em quadrinho definitivamente ao posto de uma arte. A Nona Arte porra!

Foi por meio desse formato que se tornou absolutamente injusto e digno de pena alguém falar que HQs são coisas só para criancinhas. Sim! Estou falando de algo que revolucionou todo o mundo dos quadrinhos!

E ainda não falei o que é, não é mesmo?

Pois bem, vou falar sobre Graphic Novel!  (tã-dãããã!)

Mas afinal, o que diabos é uma Graphic Novel?


Eu explico, Surfista Prateado!

Na verdade é muito simples. É uma história em quadrinhos com início , meio e fim. É um romance em forma de HQ. Claro que pode haver uma série em forma de Graphic Novel, mas ela irá acabar! E esta é a principal diferença dela para uma série de comics comum.

Uma série de comics comum, como a do Batman ou a do Homem Aranha, simplesmente não tem fim. Tá bom, elas acabam se forem canceladas. Mas enquanto derem lucro ou tiverem potencial de venda elas não irão acabar. As séries do Super Homem e do Batman estão por aí desde a década de 1930!


Old but gold. At least sometimes.


As Graphic Novels já existem há uns trocentos anos, mas a grande sacada foi que com elas os autores podem direcionar suas histórias para os mais diversos públicos, inclusive o que pode gerar as melhores histórias: os adultos.

Séries comic normais estarão eternamente presas aos seus públicos infanto-juvenil e adolescente, mas as Graphic Novels não tem essas amarras, elas podem ser direcionadas para qualquer um.

Claro que existem séries regulares de HQ para adultos, mas elas também sofrem de um grave problema compartilhado com as comics normais. Como as séries das histórias dos personagens não acabam, vários autores entram e saem, e a qualidade das histórias variam drasticamente com cada autor, e às vezes variam dentro do período de um mesmo autor!


ECG para medir a qualidade da série X (escolha a de sua preferência)

Pensem comigo: cada personagem tem um determinado conceito, e este conceito é aproveitado para fazer as histórias. Agora, se um mesmo personagem e seu conceito recebem histórias por mais de 5 décadas seguidas.... por mais que se inove e se troque os autores, a coisa cansa, né? Claro que podem surgir excelentes histórias, mas a tendência é enfrentar cada vez mais crises de criatividade e afins.

E, cacete, fugi totalmente do tema. Voltando:

As Graphic Novels podem até usar personagens clássicos das HQs, existem trocentas com o Superman por exemplo, mas quando isso acontece os autores costumam receber liberdades para expandir os conceitos do personagens Ad hoc (escrevi fodidamente bonito agora hein!!).

E elas são histórias fechadas, as idéias são colocadas todas ali dentro.

Quando elas envolvem um tema criado pelo próprio autor, ele tem a possibilidade de fazer o que quiser ali, acrescentar o que quiser, falar sobre o que quiser, ou seja, ser um autor livre e feliz! E uma coisa bem importante: ele pode fechar a história! É o que eu disse antes, é um romance! Um livro em forma de HQ! 

E as HQs são uma mídia diferente do livro, elas podem contar uma história de uma forma completamente diferente!

Expliquei o que é uma Graphic Novel. Mas agora, por que elas são tão importantes?

A parada é a seguinte: elas mostraram que HQs podem ser uma forma sensacional de produção artística! Podem ter grandes histórias usando textos e desenhos! Unindo livros e quadros! Ducarai!

E foi nos anos 1980 que se percebeu isso. E isso gerou um Prêmio Pulitzer para a Graphic Novel Maus! (que pretendo um dia falar aqui). Além dessa, as outras duas grandes expoentes da década são Watchmen e Batman - The Dark Knight Returns (que no Brasil virou: O Cavaleiro das Trevas). Essas HQs mostram histórias complexas e extremamente bem escritas abordando temas como violência e política. São obras-primas, e também pretendo falar sobre elas aqui.... um dia quem sabe.


OWNED!


Então é isso: Graphic Novels são fodas, tem um potencial foda de produzir histórias fodas e são um símbolo de como a Nona Arte pode ser foda. Foda!

E um dia também pretendo escrever sobre HQs e essa mania de se achar que são só coisa de criança. E essa deve ser a 4ª ou 5ª vez que falo pretender escrever alguma coisa no futuro só neste post heehehhe. Juro que tentarei escrever!

See ya! 


6 comentários:

  1. Graphic Novel não é literatura nem pintura. Graphic Novel é uma mídia diferente!

    ResponderExcluir
  2. Má foi o que eu falei bátima! É um híbrido! LEgal do seu próprio jeito.

    ResponderExcluir
  3. Tipo, queria muito dar uma pedrada nos teus culhões só por falar juridiquês aqui.

    ResponderExcluir
  4. hahaha a frase ficou uma lindeza com meu latim fluente.

    E você me lembrou do programa Balls of Steel! Eu siamarrava nesse troço. Randy Campbell era foda!

    ResponderExcluir
  5. Jurista de cú é rola.
    Diria o poeta que quadrinho de adulto é hentai.

    Belo post!

    ResponderExcluir
  6. Hentai é um dos tipos de quadrinho pra adulto hahaha. O nicho dos mão peluda.

    Valeu quadrado!

    ResponderExcluir