Páginas

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Viagem a Darjeeling (The Darjeeling Limited, 2007) - Review

Olá amiguinhos!

Na semana passada lá estava eu de bobeira mudando de canal e acabei passando pelo FX. Pois é, esse canal que parece com político, porque prometeu milhões de coisas, mas não cumpriu nada direito (considerando o pouco que cumpriu, claro).

Quando parei lá, vi que o Bill Murray estava parecendo ansioso em um táxi, passando varado pelas ruas loucas da Índia. Chegando à estação de trem, ele sai correndo atrás do trem que está partindo. Azar dele que bateu a velhice e enquanto ele está vendo o trem escapar, Adrien Brody aparece do nada, dá uma olhada para Murray enquanto os dois correm e consegue subir na locomotiva.


Nessa hora eu pensei que o Bill Murray era só um puta coadjuvante que só apareceria naquela parte do filme... e só errei por causa de sua aparição por uns 2 segundos no final do filme. Beleza, isso não é importante. O foco do filme é a história do Adrien Brody com seus 2 irmãos.

Ao subir ao trem, Peter Whitman (Adrien Brody) encontra seus irmãos Francis Whitman (Owen Wilson) e Jack Wilson (Jason Schwartzman). Logo de cara se vê que eles vem de uma família cheia de problemas e que aconteceu alguma coisa no passado que os afastou por 1 ano. Os irmãos tem certas manias e uma relação loucaça, o que dá um tom sempre leve ou cômico pro filme.

Eles estão na Índia porque o irmão mais velho, Francis (o acabado Owen Wilson), armou um plano para fazer uma viagem espiritual com os 3 juntos.... e o filme é basicamente sobre essa viagem e sobre a relação entre os irmãos e seus problemas em suas respectivas vidas, sendo que tudo isso é relacionado com seus pais e certos acontecimentos que vão sendo contados ao longo da trama.

Melhor escolha de atores ever: os irmãos tem narizes iguais!

Tá bom.... lendo essas coisas deve estar parecendo que o filme é chato bagarai. Mas não é! Os irmãos se metem em várias confusões e situações divertidas graças às suas manias e personalidades perturbadas e pentelhas. O filme é bem divertido por causa disso, e ainda é ajudado pelas boas atuações de seus personagens principais.

A levada da Viagem a Darjeeling (Rá!) lembra bastante um outro filme do diretor Wes Anderson, Rushmore (traduzido por aqui como Três é demais. Obrigado Brasil). É um filme sobre a vida cotidiana, vivida por pessoas normais. Normais o suficiente para serem esquisitas.

Três é demais..... o que passa na cabeça desses caras?

Sacam aqueles diálogos sobre porra nenhuma nos filmes do Tarantino? Esses filmes são quase todos feitos disso.

Se você gosta de filmes sobre pessoas normais (esquisitas) vivendo a vida, ou seja, passando por várias situações malucas e às vezes estranhamente cotidianas.

Com diálogos legais, personagens interessantes e uma fotografia meio diferente e bem colorida, esse filme é uma boa pedida para quem gosta de filmes onde o foco não são os tiros e explosões e sim os diálogos e as relações entre as pessoas. E ainda por cima é divertido.



See ya!

Comentário do Kauê:
O negócio mais sensacional do filme é a trilha sonora, que tem Joe Dassin!

4 comentários:

  1. eu queria ver =/
    Sempre perco.

    Sim, FX prometeu e prometeu e prometeu...

    ResponderExcluir
  2. Zé, você chegou a ver o curta que passa antes? Se é que passou também, né... Com a Natalie Portman e o Jason Schwartzman, "Hotel Chevalier"! Muito bom! Aliás, gosto bastante dos filmes do Wes Anderson, quase sempre os mesmos atores, detalhes únicos.. demais!

    ResponderExcluir
  3. Não sei se passou nada antes, pq peguei o filme já começado. Mas esse curta faria sentido pro filme. Procurarei.

    E pois é, esqueci de falar da trilha sonora hahaha

    ResponderExcluir