Páginas

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Clássicos: “Trilogia” Uma Noite Alucinante - Parte 1: A missão

evil-dead

Antes de começar a falar da grandíssima obra a ser deixada como legado para toda humanidade, para todo o universo descoberto e ainda por se descobir, é preciso falar quem foi o autor por trás da obra. Talqualmente Odorico, quem olha para o diretor Sam Raimi, rapaz de cabelo sempre cortado, barba feita e sempre trajando seu terno e gravata (ao menos em fotos de divulgação), diretor da trilogia Homem Aranha, não se pode imaginar que foi ele o grande idealizador da obra Evil Dead/Army of Darkness (A Morte do Demônio / Uma noite Alucinante 1 e 2).

sam-raimi-spider-man-3-rome-premiere-red-carpet-1F1Gve Na verdade, quem se repararmos o currículo dele (no bom sentido) vemos que ele segue essa linha de algo fantástico/terror/quadrinho – com produções maiores ou menores, sempre se manteve “fiel” a essa linha. Tanto que recentemente fez Arrasta-me para o Inferno (Drag Me to Hell), que tenta reviver os clássicos terrir dos anos 1980’.

Sam Raimi cumprimenta seus fãs alemães

Por falar em baixo orçamento…

posterTudo bem que “baixo orçamento” é praticamente sinônimo de filmes B, mas vamos começar logo o assunto dessa publicação: A Morte do Demônio (Evil Dead,1981).

Primeiro filme do que viria ser a trilogia Evil Dead/Army of Darkness. Lançado no Brasil com o título A Morte do Demônio, 1981, este foi o primeiro filme do diretor estadounidense Sam Raimi – hoje, o filme é um cult do gênero.

O filme, com baixíssimo orçamento, foi rodado com a verba levantada por Sam e Bruce Campbell (que faz Ash, o papel principal no filme), do comércio da cidade em que moravam. Fazendo uma digressão, Sam e Bruce foram amigos de colégio e chegaram a rodar alguns filmes amadores juntos (amador no sentido profissional, nada de ‘caiu na net’ ou ‘flagra da twitcam’), Bruce chegou a participar de outros filmes do Sam – na verdade, você pode vê-lo nos 3 filmes do Homem Aranha, interpretando papéis diferentes.

bruce Voltando ao filme, a história se passa quando 5 jovens adolescentes (clássico isso) resolvem passar o final de semana numa cabana abandonada (clássico também, só faltava aparecer um maníaco mascarado..) um tanto soturna. Eles escontram um gravador na cabana e começam a ouvir, possivelmente foi do antigo dono da cabana, um arqueólogo e na fita ele cita trechos do Necronomicon, o livro dos mortos, que acaba invocando o mal adormecido. O resto, você já sabe e divertirá muito assistindo.

Esse primeiro filme, conta com poucos atores, pouco recursos, maquiagem fraca, então, torna-se uma verdadeira pérola do cinema B. O filme seguinte é praticamente a continuação deste (também, é a continuação né?) só que com mais recursos e abrindo gancho para o terceiro filme. Mas isso, só no próximo na próxima publicação. Até lá, fui!

saw

Do you wanna dance, so hold my hand… (“Do you Wanna Dance”/ versão Ramones)

2 comentários:

  1. Depois o Zumbilover sou eu...

    Mas no Evil Dead o cara também tá mandando um alô pros alemão!

    ResponderExcluir
  2. Ae Brother,ve a minha critica sobre a trilogia,ta la no meu blog,se puder me diz oq achou

    ResponderExcluir