Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Adaptações

Olá amiguinhos!

Na última década surgiu a grande moda no cinema de se fazer adaptações de HQs famosas. Hollywood insiste em fazer filmes desde personagens ultra famosos, como Batman e Homem Aranha, até Graphic Novels meia boca, como Red.

Mas a grande questão das adaptações é que elas precisam respeitar sua ideia base.... e é aí que o negócio complica.

Seja por incompetência dos roteiristas, pelas invenções do diretor, pela ruindade dos atores, pela esculhambação dos produtores e da produtora (ouviu FOX???), adaptações quase sempre são uma grande cagada.

O negócio é o seguinte: HQs são um outro tipo de arte. Elas tem diversos pontos absolutamente próprios e singulares, não passíveis de reprodução em outros tipos de mídia. E a forma mais marcante de se perceber isso é quando tentam reproduzi-las no cinema.

Um exemplo claro foi o filme Watchmen. Baseado em uma Graphic Novel consagrada e absolutamente cheia de referências e diálogos dentro do mundo da sétima arte (história em quadrinhos, porra!) e entupida de metalinguagem, entre outras coisas.

Tentaram transformar a grande HQ (em todos os sentidos) em um filme de 3h.... é claro que não ia dar certo, não é? O filme acabou virando um show de clichês com um monte de slow motion (brigadão Snyder, seu grande visionário idiota!) e uma história rala.

É claro que existem filmes legais baseados em HQs, como esses 2 últimos do Batman e Sin City, por exemplo. No caso caso do Batman, eles pegaram alguns conceitos básicos do personagem e seu mundo e mudaram várias outras coisas, resultando em 2 filmes muito bem feitos e legais.

Isso é um movimento arriscado, porque tentaram também no filme da Mulher Gato....

Lembram disso? Eu queria esquecer...

Já no Sin City conseguiram fazer uma transposição da HQ, algo sensacional, e acho que único também, pelo menos por enquanto.

Mas, de modo geral, adaptações costumam ser coisas ruins e/ou mal feitas. No mínimo arriscadas de se ver no cinema.

E essa tirinha sintetiza incrivelmente bem este problema:


Ah se não fosse nossa vontade de vermos histórias e personagens que adoramos nas HQs aparecendo no cinema.

See ya!

Um comentário:

  1. As adaptações as vz falham de longe....culpa do roteiro...e de quem deixou fazer!

    ResponderExcluir