Páginas

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Marvel X DC: Quem é melhor? – Parte I

marvel-vs-dc

Essa discussão é muito antiga e clássica: Quem é melhor, a DC ou a Marvel? Bom, essa pergunta é sobre gosto, e gosto é que nem cu, cada um tem o seu e todo mundo quer meter o pau, mas, ao invés de te falar a melhor, vou fazer um perfil totalmente imPARCIAL.

Bom, pra começar, a DC. O conglomerado de empresas que foram desembocar na DC Comics datam do final da década de 30, e também de quando datam os personagens principais da editora, que é a Santíssima Trindade DCnauta: Superman, Batman e Mulher Maravilha. Feitos basicamente para incitar um pouco de identidade estadunidense nos jovens que cresciam em meio a uma guerra mundial, usando histórias fantásticas, mas ao mesmo tempo urbanas, com uma realidade palatável para um mercado ainda não acostumado aos Super Heróis nos quadrinhos. Essa foi a chamada Era de Ouro dos Comics.

jsa_cv26-cv2JSA por Alex Ross 

Passada a Guerra, os EUA não precisavam mais de uma mídia minimamente atuante que tivesse o potencial de controle grande perante aos jovens e potencial de descontrole em relação ao estado, então quem conseguiu espaço foram as idéias de Fredric Wertham, com o seu livro Seduction of the Innocent, onde ele falava que o Bátima comia o Dick Grayson (aquele viadinho), a Mulher Maravilha era lésbisca e todas essas coisas que todos nós já sabemos! Esse livro acabou fazendo com que o mercado das HQs de Super Heróis diminuísse drasticamente na década de 50, e que todas as publicações tivessem seu conteúdo atenuado, criando aquela série de histórias idiotas do Batman vestido de Mexicano, e o Superman salvando a Lois Lane todo santo dia e a idiota tentando descobrir quem era o Clark Kent, todos os heróis com um sidekick meio mongol e todas essas coisas. Durante essa época, que é a chamada Era de Prata, a DC começa a refazer os seus personagens principais, colocando origens um pouco mais plausíveis do que as misticidades inexplicáveis de seus heróis, como a inserção da Tropa dos Lanternas Verdes e Hal Jordan no lugar do Alan Scott, Barry Allen no lugar de Jay Garrick (JOEL CICLONE! HAEUHEAUHAEUEHAUEAH) e sua panela alada. Com esses novos conceitos, os personagens da DC começam a criar um background bem interessante para serem utilizados melhor na hora da imersão dos personagens, mas mesmo assim as vendas ainda eram baixas.

Armas sentados num canoVamos apoiar a guerra sentando no cano duro!”

Entrando na década de 70, começa-se a usar o formato importado da TV de mini-séries nas Histórias em Quadrinhos, evitando as numerosas histórias individuais que davam pouco espaço pra criatividade dos roteiristas, aumentando o grau de complexidade das histórias, e também o Universo DC começava a tomar forma como nós conhecemos como hoje, principalmente com o vínculo criado do UDC com o mundo dos Novos Deuses e Apokolips criados por John Byrne, de onde sai o nosso amado Darkseid. Pra mim, o grande diferencial da DC é esse. O Universo da DC é muito mais interessante do que o Marvel, que é mais fragmentado, com algumas pontes meio safadas um pro outro. Mas enfim, com o “McCarthismo dos Comics” ficando pra trás, começam a surgir alguns roteiristas mais ousados, como Marv Wolfman, Frank Miller e Deus Alan Moore.

Na década de 80, durante uma crise no mercado das Histórias em Quadrinhos que ameaçava ter que parar a produção dos títulos mais populares da DC, como Batman, Lanterna Verde, entre outros, os últimos roteiristas citados no parágrafo acima aparecem, cada um com uma história que iria reformular as HQs, tirando o estigma de literatura infantil delas. Seriam: a primeira megassaga da DC “Crise das Terras Infintas”, Batman: The Dark Knight Returns, e Watchmen. Não vou entrar no mérito e qualidade de cada uma dessas pérolas fodas da nona arte, mas elas de fato mudaram absurdamente o rumo do mercado e ressucitaram a DC, que por sua vez, começou a matar e ressucitar seus heróis logo após.

watchmen-happy-face

Na década de 90, o Superman teve mullets, morreu, voltou, o Superboy usou jaquetinha, brinquinho e óculos Elton John, o Hal Jordan morreu, o Guy Gardner usou um cabelo escroto, o Kyle Rayner apareceu, os quadrinhos venderam que nem água e criou uma nova geração de fanboy(ola)s, que não conheciam direito o que veio antes e ficavam felizes com a grande quantidade de merdas que estavam lendo (e vendo, vide os filmes do Batman). Fim.

superboyfirstcostume Até hoje eu não acredito que tenho a Superboy n°1

Atualmente, a DC tenta sobreviver à pirataria e ao advento de novas mídias investindo principalmente em desenhos animados e filmes, levantando a sua popularidade entre as crianças e os jovens. Além disso, outra estratégia da DC é a corrente de megasagas seguidas, pros viciados enfiarem a mão no bolso comprando uma caralhada de revistas e tie-ins para atiçar a curiosidade dos leitores.  Também apareceu uma nova geração de ótimos roteiristas, que criam histórias que sobressaem do óbvio, ou ao menos se utilizam do universo coeso para fazer histórias palatáveis e interessantes que prendem a atenção do leitor, como Geoff Johns e Joe Satriani Grant Morrison.

Finalizado o histórico da DC, fica pra semana que vem o post dos Marvequinhos de Plantão. Até lá!

Beijocas DCnautas!

13 comentários:

  1. Atentem pra bota de tigrinha do Thor na primeira foto! É uma paquita mesmo!

    ResponderExcluir
  2. O post é muito bacana principalmente porque eu nunca sei o que é da DC e o que é da Marvel xD

    E só pra constar, odeio Superman xD

    ResponderExcluir
  3. Desconheço os primórdios da DC, mas, para mim, a fase de ouro da DC foi de fato com: Batman; The Dark Knight Returns, e Watchmen.

    Batman: The Dark Knight e Watchmen pelo menos são simplesmente fantásticos!

    ResponderExcluir
  4. Porra maluco, vc tem superboy(ola)? Brabo. Mas o post ficou muito bom! Espero que fale bem da Marvel! hahaha

    ResponderExcluir
  5. A DC chuta a bunda da Marvel...
    Além dos clássicos que você citou, o selo Vertigo é da DC. E Vertigo é foda! Sandman e Hellblazer são dela, porra!

    ResponderExcluir
  6. DC CHUTA A BUNDA DA MARVEL, PORRA!

    Eu pensei em citar a Vertigo, mas aí eu tinha que jantar e já tinha terminado o post! HEuahueaheauheau!

    Mas nem precisa falar que Sandman e Hellblazer são pica, pô!

    ResponderExcluir
  7. Era só pra esfregar na cara mesmo! hahaha

    ResponderExcluir
  8. "e também o Universo DC começava a tomar forma como nós conhecemos como hoje, principalmente com o vínculo criado do UDC com o mundo dos Novos Deuses e Apokolips criados por John Byrne, de onde sai o nosso amado Darkseid".

    Na verdade quem criou os novos deuses e darkseid foi o genial Jack Kirb

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir