Páginas

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A Terrível Máquina Fotográfica – Ou da arte de enrolar pela terrível falta de criatividade

 fotografia

Como me falta inspiração assim como uma musa inspiradora, irei fazer o post dessa semana aos moldes do post de segunda. Não é a total falta de criatividade que transborda no momento, mas devemos concordar que depois que inventaram a roda, todo mundo passou a dar a volta em todo mundo e nada mais tão criativo foi inventado. Tá, concordo que falei nada com nada, mas é preciso de arte para enrolar.

Depois das armas de fogo, da bomba atômica e do programa da Ana Maria Braga, a Máquina Fotográfica é com certeza o objeto mais demoníaco que já colocou os pés, os os tripés, sobre a tenra face da terra. Usada e abusada na vida real, mostrando imagens marcantes da humanidade e momentos íntimos de promessas quebradas “eu apago depois amor”, a câmera fotográfica também foi usada como ferramenta importante em alguns filmes – e pela falta de criatividade – algumas vezes revelando a causa mortis, o porquê ou liberando espíritos nefastos.

Como alguns exemplos, vou usar três filmes que acho bem legais e que se não assistiram, deveriam assistir!

A Profecia (The Omen – 1973)

Clássico do cinema da década de 19’70, lançado 3 anos após o chocante “O Exorcista” e assim como ele tem um roteiro mais sério, voltado para o público adulto, diferente de diversos filmes de terror da década seguinte. Aqui o papel da câmera é revelar a causa mortis. Tudo começa quando se comemora o aniversário de Damien (belo nome para por num filho) e a babá se suícida – claro que havia um fotógrafo na festa do Embaixador dos EUA, e ao revelar as fotos ele começa a perceber que elas mostram aonde ocorrerá ‘o golpe fatal’ por onde a morte estenderá sua mão fria. “A Profecia” se tornou uma trilogia – Damien nasce, cresce e morre – e  é uma pena que o filme foi se tornando fraco ao longo da série e o terceiro seja meio contraditório quanto a forma de matá-lo. Se ainda não assistiu, tente pegar o original, o remake é uma porcaria.

O Chamado (Ringu – 1998)

Sério, na minha opinião esse filme japonês é fod4!! Recomendo muito, muito mesmo que assistam o original japonês! Mesmo que tenham problemas para reconhecer os atores hahaha, é mil vezes superior a versão americana - a Sarah Buffy Michelle Gellar que me perdoe!

Então, o filme conta a historiazinha da cabeludinha japonesa que caiu num poço e de tanto gritar “lobo lobo”, seus vizinhos não acreditaram que ela caiu no poço. Acho que me confundi um pouco na descrição do filme, mas aqui tenho certeza que a câmera, no caso as fotos mostram quem está marcado para morrer, aparecendo com o efeito distortion do Photoshop. Quem descobre isso é a intrépida jornalista japa, após a morte da sobrinha. Um dos filmes da série “Todo Mundo em Pânico” chegou a satirizar o lance da foto com rosto distorcido – mas no caso, o cara tinha mesmo o rosto distorcido!

Espíritos – A morte está ao seu lado (Shutter – 2004)

Esse filme é uma produção tailandesa bem interessante e nada tem a ver com “Espíritos 2 – você não está sozinho”, que trata-se de outro filme, com outro título (original) e que nada tem de continuação deste, recebendo este título no Brasil apenas como jogada de marketing pelo sucesso desse filme.

Aqui o jovem japa-tailandês é um fotógrafo voyeur que passa a ter problemas de coluna ou bursite e sonha em ser presidente do Brasil. Novamente, acredito ter errado o enredo do filme, mas sei que o fotógrafo é o ator principal que esconde um segredo, e ao ir surgindo fotografias estranhas e sobrenaturais, a morte de amigos, a máquina funciona revela a resposta de tudo. Bem legal o filme, pra quem curte, vale a pena ver!

É só por hoje, semana que vem eu volto!

12 comentários:

  1. Pô César, pode escrever uns palavrões aê sem problema! Senão vai parecer que eu e o (ainda falecido?) Kauê escrevemos pelavras chulas hahahahahaha.

    Tava querendo assistir a A Profecia e esse o Chamado...

    E Damien é o nome do (viadinho) do filho do Wolverine! HAHAHAHAH

    ResponderExcluir
  2. adiciona um: vai parecer que SÓ eu e ... por aí vai// aí em cima =p

    ResponderExcluir
  3. Espíritos é muito do caralho! Esse A Profecia eu nunca vi.

    Dá pra fazer uma sessão de filmes de gente morta, cara :D Mas só depois da sessão full power testosterona Pantera Hell Yeah Tarantino from hell (com Os Mercenários, Os Perdedores e Esquadrão Classe A) !!!

    ResponderExcluir
  4. Adiciona Machete aê na lista Gabryel!

    ResponderExcluir
  5. BOA!

    Bora marcar, povo!!! No dia 11, véspera de feriado! Cada um pega um dvd desses no "Mercadão de Madureira", grava e vamos todos pra casa de alguém (eu ofereço a minha!) para assistirmos felizes enquanto comemos amendoim, bebemos cerveja e assistimos filmes de lesbianismo explítico entre um full power testosterona Pantera Hell Yeah Tarantino from hell e outro!

    =====

    Quero dizer que já gostei do Zé e quero tê-lo como amigo só porque ele escreve meu nome certo!

    ResponderExcluir
  6. E se der a gente adiciona The Harley Davidon and The Marlboro Man na lista também!

    Mas depois precisaremos de NO MÍNIMO 28 prostitutas. NO MÍNIMO!

    ResponderExcluir
  7. Absolutamente fechado! Vamo combinar essa parada aê... só temos que avisar ao incomunicável Kauê! hehehhe

    obs: só avisando à minha linda namorada que não haverá nenhuma puta nem perto de mim!

    ResponderExcluir
  8. Cara, para mim é ruim, trabalho segunda!
    Eu tenho dois daí...

    ResponderExcluir
  9. É bom saber disso, Zé.
    Ai de tu, guri, ai de tu!

    ResponderExcluir
  10. :P até parece que precisa avisar!

    ResponderExcluir
  11. Viu, Zé? Ela deixou tu brincar de pique-HIV com a gente :D

    ResponderExcluir
  12. UEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHEAUEAHUEAHUEAH
    UEAHUEAHUEAHUEAHEAUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAH
    UEAHEAUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHEAUEAHUE
    AHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHEAUEAHUEAHUEAHUEAHUE
    AHUEAHUEAHEAUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHEA
    UEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHEAUEAHUEAHUEAH
    UEAHUEAHUEAHUEAHEAUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAH
    UEAHEAUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHEAUEAHUE
    AHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHEAUEAHUEAHUEAHUEAHUE
    AHUEAHUEAHEAUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHEA
    UEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHEAUEAHUEAHUEAH
    UEAHUEAHUEAHUEAHEAUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAH
    UEAHEAUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHEAUEAHUE
    AHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHEAUEAHUEAHUEAHUEAHUE
    AHUEAHUEAHEAUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHUEAHEA

    PIQUE-HIV!

    ResponderExcluir