Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Review: ‘Meus problemas com as mulheres’ de Robert Crumb

Crumb

Então você pergunta: “Quem é esse velho?”

ELE É O ROBERT CRUMB, PORRA! Ele é um dos maiores quadrinistas do mundo, tendo sua obra reconhecida por muitos como um grande símbolo pra contracultura do final da década de 60. Suas histórias com personagens inusitados (incluindo o próprio) e com uma elementos de lisergia serviram pra ilustrar o período em que a revolta passava por revoltas na rua e a criação de um tipo de cultura paralela à que já havia se instaurado pelo mundo.

Robert Crumb surge nesse meio, e ele mesmo diz que só estava lá porque, como ele era visto como um ídolo, as mulheres queriam dar pra ele, e como você percebeu, ele não era o homem ideal. Assim sendo, ele começou a descontar toda a frustração (de ausência) sexual nas mulheres que o viam como um grande artista. E no livro “Meus problemas com as mulheres”, ele nos conta como isso acontece na cabeça dele.

crumb300[1]

E você achava que era pervertido, né? 

Nesse livro, o autor fala sobre a origem de toda a sua perversão sexual, o porquê dela, suas preferências no sexo oposto e discute as relações que ele já teve, sempre com muito bom humor e irreverência, mostrando desde o começo pela sua preferência por mulheres de “bundas grandes e pernas torneadas”. Essa coleção de histórias, por ter essa temática, acaba por não mostrar outras facetas muito interessantes do trabalho do Crumb, mas é muito bom pra começar a ler sobre ele, e entender suas obras de arte afinal tudo num homem gira em torno de comer mulheres.

O traço do Robert Crumb é interessantíssimo. Como ele mesmo fala, ele começou a desenhar imitando cartuns do Walt Disney, então um traço muito cartunesco é percebido principalmente no começo de sua carreira, como as expressões exageradas e membros flexíveis. O seu jeito de desenhar vai mudando de acordo com o contato dele com o movimento cultural do fim dos anos 60, fazendo com que ele adquira uma pegada mais realista, mas sem deixar de lado todo o seu contato e humor cartunesco.

imgRobert-Crumb4 O Crumb é altamente fodão.

O livro foi publicado aqui pela Conrad, que tem um bom histórico em HQ voltadas para o público adulto. O material é até bom, mas eu não gosto muito da capa, porque ela é daquele tipo molenga que sempre amassa enquanto você tá lendo. A folha é de boa qualidade, e eu não percebi erros de impressão. Se você quiser, você pode usar uma dessas superpromoções do Submarino e comprar por DEZ REAL aqui.

Resumindo. Eu gostei muito do conteúdo, e sou um grande fã da contracultura hippie. Já tô lendo mais outras coisas dele e comprando também por DEZ REAL no Submarino. Recomendo.

Nota 10!

2 comentários: