Páginas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Bravura Indômita (True Grit, 2010) - Review

Olá amiguinhos!

Neste final de semana fui ao cinema com minha namorada ver um filme de faroeste. E, bem, apesar de não ter visto muitos filmes desse estilo, eu adoro filmes sobre o Velho Oeste!

Porra, eles são foda! Acho sensacional o climão de civilização no fim do mundo, povoada por pessoas endurecidas pelo ambiente e pela natureza. É praticamente uma receita para boas histórias e bons filmes.

Este gênero está entrelaçado com a própria história do cinema, sendo importantíssimo para a história de Hollywood, que contava com representantes do bang-bang desde seu princípio como indústria. Pois é, Hollywood fala obrigado e o Western faz um meneio com a cabeça e dá uma cuspida de tabaco no chão como forma de dizer "de nada".

O problema foi que depois do surto de filmes de faroeste nas décadas de 1960-70, o gênero acabou saturado nas telonas. Produção a toque de caixa não faz bem a ninguém.

Esse baque do western fez com que desde então pouquíssimos filmes do gênero fossem produzidos. O que gerou o seguinte: uma pena que tão poucos filmes desse tipo foram lançados desde então, mas como é um assunto saturado, normalmente quando a ideia consegue apoio.... a parada costuma ser foda!

E é aí que entra nosso grande Bravura Indômita!


A história se passa no bom e velho Oeste (Rá!), onde um sacana (Josh Brolin) mata na base do mau-caratismo um fazendeiro, rouba seu cavalo e se manda da cidade. Com isso, a filha de 14 anos do assassinado vai até a cidade onde ocorreu o crime para tratar dos últimos negócios do pai...... e contratar um cara que pegue o bandido!

Agora você deve ter pensado: "Uma garota de 14 anos entre os principais? Mas que merda!". Pensando com razão e embasamento eu diria. Mas não se preocupe! A garota é foda! Ela já começa o filme mostrando determinação, coragem e inteligência, mostrando que, apesar de nova, seu cérebro pode bater de frente com qualquer velho barbado e vencer a luta com um KO no 1º round. Sério, eu sinceramente não me lembro de ter visto outro filme onde uma garotinha estava entre os personagens principais da trama e eu não tive vontade de quebrar seu pescoço e jogar a carcaça para os lobos! Na verdade eu até torci por ela! E isso, camaradas, é um feito.

Ela contrata um Federal (um Marshall!) velhaco e beberrão, porém sinistro, para caçar o fugitivo. E esse Marshall é o acabadaço Jeff Bridges! Aposto que ele não precisou de maquiagem para atura. Pô, ele tava ainda mais acabado do que em Tron 3D: O Legado. A garotinha e o velhaco se juntam ainda com um Texas Ranger (Matt Damon), que estava procurando o bandido por um outro assassinato, para caçar o Josh Brolyn.

E é isso, a história gira em torno da perseguição e se apoia nas brigas e nas personalidades do improvável trio formado por uma garota de 14 anos, um Marshall e um Texas Ranger (o que por acaso forma um bando legal demais).


O filme tem um roteiro divertido, movimentado e tem personagens legais, além de ser redondinho. Isso tudo ajuda a destacar suas maiores qualidades: a direção, a fotografia e as atuações. Esses 3 fatores são do cacete. Simples assim: excelentes.

A direção fez o filme ter um timing certeiro e a fotografia é simplesmente sensacional, enquanto Jeff Bridges e Hailee Steinfeld (a garota) estão perfeitos em seus papeis, e todos os outros atores estão bem (até os figurantes!). Não é à toa que o filme foi indicado ao Oscar por essas categorias, além de outras como melhor figurino e melhor filme. 

É isso aê: melhor Filme! Esse filme é fodão, com certeza um dos melhores do ano passado (quando foi lançado nos EUA) e deste ano também (quando foi lançado em quase todo o resto do mundo).

Vale muito a ida ao cinema. 


John Wayne aprova esse filme

PS: esse filme é um remake do clássico de elenco estelar de 1969. Vou procurar o antigo pra ver, mas duvido que o novo fique devendo (se perder será de pouco);
PS2: o título em português do filme é excelente. Título de respeito para um filme de respeito. Parabéns tradutores! Portugal  chamou de "Indomável" ...... ppfffff hahahaha Chupa!

 See ya!

4 comentários:

  1. Gostei do post, Zé!
    Assisti ao filme no último fim-de-semana, e adorei! Não sou fã de western, muito menos dos irmãos Coen, mas tirei meu chapéu pra esse. Não à toa a Hailee tá concorrendo ao Oscar de melhor atriz coadjuvante, né? Um bom elenco faz muita diferença!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Esse filme eu tenho que ver, porque eu sou fãzoca dos irmãos Coen... Apesar de que Western, só Spaghetti pra mim, in irmãos Coen e Jeff Bridges we trust....

    ResponderExcluir
  3. Odeio filme de faroeste, mas tenho que ver esse por causa da garota foda de 14 anos! XD

    ResponderExcluir
  4. A garota é mto foda, tenho medo dela. O filme está super legal mesmo e esse trio improvável está com uma química muito boa. Gostei até do Josh Brolin que geralmente me irrita.
    Ótimo post, Zé! Parabéns!

    ResponderExcluir