Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Convidado Final?!?!: Bruno Marconi

A coluna Convidado FINAL?!?!?! é destinada para textos de amigos, leitores, amantes e peguetes. Não nos responsabilizamos pelas idéias contidas em textos dessa coluna.

____________________________________________________________

Então, já que o Kauê resolveu ser boiola e não falar direito do MAIOR FILME JÁ FEITO PELA HISTÓRIA DA HUMANIDADE (tendo a hiperbolizar as coisas) (mas o Kauê é boiola mesmo), eu vou fazer um post pra puxar o saco de tal obra artística milimetricamente produzida: Waking Life :D

voa
Sai voando mocinho, sai!

Qual é a parada do filme? Além de ser filmado de uma maneira iradíssima, que o boiola do Kauê falou lá no outro post, pretende traçar diversas interpretações sobre a relação sonho-realidade. Só que ele faz isso a partir de uma narrativa não-linear de diversas pessoas, em forma de documentário, mostrando posições sobre o mundo. Fodaraço! E a maioria dessas pessoas, em uma primeira visão, não necessariamente fala exatamente sobre sonhos. Fala-se de sociedade, revolta, identidade, responsabilidade, e, claro, controle de sonhos, discutindo sempre o limiar sensível entre estar dormindo e acordado. Tudo isso baseado em diversas linhas filosóficas como o existencialismo, situacionismo, taoísmo, shamanismo, naturalismo, interpretativismo, humanismo…

O filme não tem uma opinião fixa que defende firmemente, a não ser a historinha que perpassa a narrativa, que você só consegue ver "the whole picture" nas últimas cenas. Isso dá ao expectador uma ampla quantidade de visões para interpretar e utilizá-las de diversas maneiras. Poderiamos até traçar um paralelo com Matrix (sem Kung Fu. Sim, eu sei que é sem graça =/), mas o mundo, no Waking Life, é bem mais fluido entre estado de sonho e de realidade, e creio que mais amplo do que a simples dicotomia ilusão-"vivível" VS realidade-"dura".

Tem duas partes iradíssimas no filme, pra mim: uma, um casal tá tendo uma pillow talk , falando sobre a perspectiva de fora que uma pessoa pode ter da própria vida (nada como filosofar depois daquela afogada no ganso, né, gente?). Outra, um cara ensina uns macetes pra perceber quando está ou não sonhando, mostrando que uma vez que tu percebe, dá pra controlar tudo no sonho e fazer o que você puder imaginar (inclusive um mundo sem Justin Bieber. Ah vai, não seria irado?).

waking-life-6

“The ongoing WOW is happening right now”

A obra te faz refletir sobre as percepções que temos, além de como nos relacionamos com nossos pares. "Não quero ser uma formiga. Não quero esbarrar com alguém, encostar nossas antenas e sair direto pela rua. Quero ter momentos reais, quero ter momentos humanos" (parafraseando).

Então, você está sonhando ou não?

____________________________________________________________

Bruno Marconi é o dono do blog Sem Sombra de Certeza.

3 comentários:

  1. Nem estou sonhando.

    E depois de afogar o ganso o homem tem duas opções:

    1) Afogá-lo novamente.

    2) Dormir.

    ResponderExcluir
  2. O Bruno não era do blog? Foi rebaixado a convidado? CRIIIIIIIIISE NO ROUND FINAL







    Não li o post pq não vi o filme. As duas oportunidades que eu tive de ver, me atrapalharam e eu perdi o início!

    ResponderExcluir
  3. A crise não é no Round Final, é na Gávea.
    Bruno foi rebaixo pq é uma moiçola que não quer escrever!

    É, comecei a ver uma vez e parei =/

    ResponderExcluir