Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Zombie Lover

my_zombie_pinup2

Zombie Lover, Zumbi Lover ou Amante de Zumbis é um termo que surgiu nesta última década para designar aqueles que amam zumbis ou por eles nutrem simpatia, é praticamente uma versão GLS para zumbis. Porém não foi um fênomeno repentino que criou essa terminologia, uma vez que nas 4 últimas décadas já era gritante a devoção dos zombies lovers e vimos brotar por todos os lados, em cinemas, quadrinhos, música, games etc. as mais diversas formas de devoções por zumbis. Amados por uns, temidos por outros, é impossível negar que os zumbis estejam entre nós.

O assunto se tornou tão marcante nos dias atuais que levantou uma série de estudos acadêmicos e manifestações por parte da sociedade civil. Tentei reunir nesse post algumas das principais correntes que vigoram hoje sobre a questão ‘zom-be or not zom-be’

freud Da psicologia vem uma das correntes mais impactantes, baseada em teorias pós-neo-freudianas, a idéia defende que o ‘zumbi lover’ nada mais é que uma forma de fetichsimo ligado a pós-modernidade, uma reformulação da necrofilia ou no caso até um pouco mais elaborada, uma vez que o parceiro(a) precisa estar morto e ao mesmo tempo se movendo. Este fetichismo pós-moderno seria “uma tentativa reacionária de manutenção material sobre a liqüidez e temporalidade das coisas em uma sociedade devoradora e consumista sem identidade definida”.

Freud, que se estivesse vivo após a morte dele, hoje seria um Zumbi.

Buscando um conforto maior e fugindo um pouco das vias da razão, também encontramos bases religiosas que validam e autenticam a existência de zumbis entre nós. Em passagens religiosas, dizem que o primeiro zumbi foi criado por Jesus e se chamava Lázaro – o que tornaria Jesus o primeiro Zombie Raiser – embora esta qualidade de Zombie Raiser esteja ligada diretamente a Deus, já que no juízo final ele fará todos os mortos se levantarem. Vemos, por se tratar de um best seller, a Bíblia, que a fixação por zumbis é antiga e remota aos pilares da civilização. E não vou nem levantar aqui o caso de Jesus ter voltado da morte após três dias, para não tornar o assunto mais polêmico…

Voltando a razão e até fazer um certo alarde – principalmente para aqueles que curtem teoria da conspiração – um estudo matemático canadense faz uma contribuição um tanto espantosa. Usando o rigor matemático para determinar como se daria um surto de infecção zumbi, eles chegam a seguinte conclusão: “Se a escala do surto aumentasse, então, o resultado seria o do juízo final: um surto de zumbis resultaria no colapso da civilização, com todos os humanos infectados, ou mortos. Isso porque nascimentos humanos e mortes dariam aos zumbis um suprimento infinito de novos corpos para infectar, ressuscitar e converter".

Será que os Governos do mundo estão preparados para um ataque? Dizem q as bombas nucleares foram feitas para neutralizar zumbis e os ataques ao japão serviram para neutralizar dois covis de zumbis – crias do impetuoso Godzilla. Não se sabe ao certo quantos zumbis foram mortos na Inquisição Espanhola ou até se haviam zumbis na Espanha, mas é certo que eles estão cada vez mais entre nós, mesmo que alguns neguem por medo! Seguem alguns exemplos:

marvel_zombies Nos Quadrinhos

A Marvel, sim sempre a Marvel, foca nesse target e tentam abocanhar, não os miolos, mas este segmento de mercado apresentando um mundo em que todos seus heróis seriam zumbis. (imagem)

Na Sociedade

zombiewalkCada vez mais a sociedade se organiza para proteger e reivindicar o direito zumbis. Desde Zumbi dos Palmares nunca se viu tamanha manifestação como hoje e em dia, as Zombie Walk (Passeatas do Orgulho Zumbi) em breve se tornarão parte do calendário de eventos das grandes capitais.

Mamãe-zumbi na Zombie Walk lutando para que seu filho-zumbi tenha seus direitos respeitados.

untitledNa Literatura:

A dica fica para “Orgulho e Preconceito e Zumbis” a releitura de “Orgulho e Preconceito” de Jane Austen. Com certeza a releitura foi bem mais fiél a relidade da época, já que o autor dessa revisão teve os colhões que Jane não teve.

Na Música:

No expoente musical temos Rob Zombie membro da banda de orgulho zumbi branco White Zombie. Quem poderia imaginar que até entre seres putrefados e bolorados existisse tal preconceito?

Mas o afro-negão (sic) Michael Jackson também prestou sua homeagem ao se passar por zumbi no clipe Thriller. Há quem diga que hoje ele engrossa as fileiras dos zumbis estadounidenses.

Filmes

Não existe campo mais vasto que no cinema. Literalmente, se você ter um tiro para o alto acerta um pássaro-zumbi. Diversos são os filmes que tratam do assunto, desde terror como o recente “Madrugada dos mortos” ou o antigo “A noite dos mortos-vivos” como as comédias “Shaun fo the Zombies” (mudaram umas 2 vezes o título em português, por isso não me lembro) ou “Ed e sua mãe morta”. Até o diretor de Senhor dos Anéis, Peter Jackson, já fez seu filme sobre zumbis – “Fome Animal” (Braindead).

Se fosse arriscar um drama, falaria “Orgulho e Prenconceito”, na versão de Jane Austen mesmo. Na boa, o personagem principal parece um poste…é certo que ele é um zumbi!

Zumbi ou bêbado?

Para finalizar a publicação, quero plantar a semente da dúvida: o vídeo abaixo, trata-se realmente de um bêbado ou de um zumbi?

3 comentários:

  1. EAUHUEAHUEAHEAUHAE!

    Cara, na parte de quadrinhos faltou a Blackest Night da DC!

    E nos filmes faltou ZUMBILAND, PORRAAAAAAAAAA! Tem que ter isso aí, cara!

    ResponderExcluir
  2. Mulheres canibais em estado avançado de putrefação <3

    ResponderExcluir