Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Naruto, o Ninja Laranja!

Naruto é um mangá shounen criado, escrito, desenhado, levado pra passear e alimentado por Masashi Kishimoto. Sim, ele também cata o cocô com saco plástico, exatamente como Jesus nos ensinou.


Naruto, agente da Comlurb

O mangá começou a ser publicado em 1999 e segue até hoje pela revista de histórias shounen (almanaque) com redundante nome Shounen Jump (pode se escrever Shonen também). Na verdade, a primeira parte da série terminou em 2005 e o que segue até hoje é Naruto Shippuden, que é a segunda parte, uma continuação direta que se passa 3 anos após os últimos eventos da série clássica. E é da primeira parte que eu vou falar neste post.

Como eu disse no post da semana passada, os títulos sempre misturam vários gêneros, e com Naruto não é diferente. A série é uma revista shounen com ação, aventura, Ramen (pode ser lamen também... japonês tem problemas pra falar "l" e "r" hehe), fantasia, comédia, drama e um pouco de romance.


Muito Ramen!!!

"Pô, um pivete que se veste todo de laranja e come macarrão?! Mas que merda!" exclamará você, todo nervosinho, feito o Daniel-san. "Calma cacete! Naruto é um marco do mangá!" Responderei eu, imitando a voz do Sr. Miyagi.

Isso mesmo, Naruto é um marco do mangá. Por quê? Ele foi simplesmente o mangá que consolidou o mercado americano como consumidor de mangás. A porta aberta por Dragon Ball Z e seus companheiros de geração foi mantida aberta por Naruto e aproveitada por outros best sellers, como Bleach por exemplo.

"Porra! Então Naruto é um best seller fodão! Mas peraê, é best seller bom tipo Sr. dos Anéis ou escrotizado tipo Crepúsculo?" diz sua expressão em frente ao computador. "É o que veremos agora." fala Sr. Miyagi depois de esmurrar Daniel-san na cara só porque ele é um porre.


Você é um saco, Daniel-san!

A história começa falando que certa vez um gigante e poderoso monstro em forma de raposa atacou a Vila da Folha e shinobis (ninjas) foram chamados para detê-lo. Um poderoso ninja conseguiu vencer o monstro e selá-lo (prender o espírito e a força) dentro de um bebê. Este ninja perdeu sua vida neste processo e o bebê, logicamente, é Uzumaki Naruto.

A história do mangá segue deste início, apresentando Naruto como um garoto encrenqueiro, desmiolado, faminto e falastrão (um típico personagem principal shounen). Ele já está terminando a escola e prestes a se tornar um ninja-mirim (genin). E é aí que mais personagens são apresentados. Os ninjinhas são divididos em trio e liderados por um ninja mais experiente.

Os companheiros de Naruto são: Kakashi, Sakura e Sasuke. Esses aqui embaixo ó:


Os genins são postos para fazer diversas missões para ganhar experiência e durante esse tempo você vai conhecendo mais sobre os personagens. Ao longo do começo da história vão aparecendo mais e mais personagens que vão se tornando amigos de Naruto e tornando a história bem dinâmica e divertida. E pra mim estas são as principais qualidades da série: a quantidade de personagens legais + história interessante + humor.

Naruto é a série mais cheia de personagens divertidos e carismáticos que eu já conheci. Claro que tem personagens chatos, mas eles são total minoria e são muito bem compensados por várias piadas e situações divertidas que acontecem ao longo da história.


Gente pra cacete!


Eu disse gente pra CACETE! 

Algumas características da história podem se assemelhar a outros títulos Shounen, mas isso é absolutamente normal em se tratando de Shounen, afinal, quando você descobre a fórmula da fortuna você a repete, certo? haha, pare de balançar a cabeça em frente ao computador, você fica parecendo maluco. 

O legal de Naruto é que os acontecimentos são meio imprevisíveis, os personagens funcionam muito bem e as cenas de ação são excepcionais... além de serem com ninjas! Tudo bem que desde o começo quase nada ali lembra nem remotamente um ninja, mas só de ter ninjas estranhos e multicoloridos (ninjas multicoloridos hahahaha) já fica legal. E sério, eu sou exigente com cenas de ação, e digo que as de Naruto estão entre as melhores que eu já vi. Ação, fluência e movimento em uma história em quadrinhos são arte dentro da arte.
 

E é isso aê, Naruto tem uma narrativa simples e objetiva, um traço limpo e preciso, cenas de ação excelentes, uma história bem legal, Ninjas! (ou pelo menos protótipos deles), personagens divertidos, um humor leve e possível de se entender (se tratando de Japão isso é importante). "Isso quer dizer que o título é perfeito então, né?" pergunta Daniel-san, só agora se recuperando da pancada de seu mestre. "Não, porra!" responde Sr. Miyagi enquanto encaixa uma chave de braço em seu pupilo e finaliza o gafanhoto com uma joelhada, para o alívio e satisfação de todos nós.

Naruto tem todas essas vantagens, mas existem algumas coisas que não são legais: 2 de seus principais personagens se revelam um pé no saco do leitor e quase todas as cenas ou motivações para romances são horrorosas.


Essa dupla é um saco!

Sasuke é apresentado como o caladão, misterioso e fortão da equipe (personagem também recorrente em Shounen), o que é até legal. E ele também se mete em algumas brigas engraçadas com Naruto. Ou seja, ele começa bem. Mas passa o tempo e ele começa a virar um personagem irritante, sempre fazendo birra e dando chilique sobre coisas idiotas. Tudo isso por causa do segredo dele, que é sua motivação na série. O problema é que ao longo da trama todos os genins que são devidamente apresentados acabam evoluindo e amadurecendo, mas Sasuke continua como o mesmo pentelho desde suas primeiras aparições.

Já Sakura cai nos dois problemas: ela até que amadurece, mas não muito, e sua evolução como personagem é altamente atravancada pelo bizarro problema dos japoneses com mulheres e plots de romance. Porra, se você é mulher e acha que o Ocidente é machista é porque você não conhece o Oriente! Japonês trata as mulheres como bichos extremamente tapados e quando o assunto é amor então.... meu deus, fica pior. Elas são tão vidradas que, se amam um cara (isso só porque olharam pra um cara e falaram "nossa, amo esse cara!"), o cara pode tentar matá-las na base da malvadeza (não estou exagerando), que as apaixonadas vão continuar amando o cara (!!!!????)..... pois é, cara.

O importante é que a balança de coisas legais pende muito mais pras coisas legais, e é por isso que eu acho Naruto altamente recomendável pra quem quer uma história divertida e cheia de pancadaria. 


Sr. Miyagi também Recomenda!

Até semana que vem! See ya!



8 comentários:

  1. Pô, sério... Japonês é MUITO machista, mermão... Tu não tem noção!

    E porra... Os personagens principais não são sem carisma, eles têm carisma negativo, cara... Todos os personagens legais (Shikamaru) e backgrounds legais (Hyuugas) são jogados de lado por que são secundários... É o que me fez enjoar..

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho noção porra! eu falei lá em cima hahahaah
    Dos principais, o Naruto é O principal e é legal (o que não é comum em shounen), mas os outros 2 são um saco mesmo.
    No Naruto clássico os secundários tem bons papéis até o final, no Shippuden é que eles desaparecem.

    ResponderExcluir
  3. Aahhh então esse que era o garoto-gari de quem vc falou!
    Eu tinha (leia-se: tenho) as luvas do Naturo! Mas eu nunca usei... era só para uma possível fantasia de carnaval.
    Eu sabia que eu ia gostar de Naruto quando ele deu em cima de uma garota que acabou sendo um garoto!
    Acho que vou fazer um ramen agora :P

    ResponderExcluir
  4. Posta sobre HunterXHunter, os modinhas atuais são os mais sem sal. ;)
    PS: Num sou troller não, é só uma sugestão...

    ResponderExcluir
  5. Pretendo só postar mangás que ja estiverem finalizados. E H x H tem praticamente a mesma idade de Naruto hehehe... com a diferença que tem metade do número de capítulos, e olha q H x H fica devendo a arte final várias vezes!
    Mas blz, em 2030 eu falo sobre HxH

    ResponderExcluir
  6. Po zé muito boa sua descrição do naruto ,ele é realmente um anime fantastico e a história é F pra até quem não gosta de animes de luta(que não é meu caso)ele é legal pois a história tambem é emocionante.
    abc kra e o blog ta muito legal

    ResponderExcluir
  7. Eu sei que tem a merma idade mais ou menos o.O
    mas não é modinha e é de um dos mais fodasticos mangakás do mundo, Sr. Togashi.
    Em 2030, entrarei aqui e vou cobrar
    kk

    ResponderExcluir
  8. ai a sakura e o sasuke num são um saco eu gosto deles ......eu sei lá é tipo rola um S2 love S2 entre eles ai que fofo

    ResponderExcluir