Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

No Interior dos Mangás!

Olá olá WAZÁ amiguinhos!

Lá estava eu escrevendo minhas impressões sobre as aventuras do garoto-gari quando pensei: Caralho! Tenho teste terça-feira! Fudeu! Preciso detalhar os tipos de mangá pra depois FUDEU, TESTE TERÇA-FEIRA!!! falar sobre os títulos. Por isso farei o seguinte: hoje falo das categorias de mangá e na semana que vem escrevo sobre o muleque lixeiro. 

Mangá tem trocentas categorias, então se eu escrevesse sobre todas elas, ou mesmo a maioria, ficaria escrevendo até amanhã TEM TESTE! MERDA!. Por isso vou falar dos 3 principais tipos e depois falo só um pouco de alguns outros. Quais são os 3? Shounen, Seinen e Shoujo/Josei! Quer saber o que são eles?, então sigam-me os bons!


Mas só os bons!

Shounen - é a categoria das histórias em quadrinhos japorongas (não adianta espernear otaku, mangá É hq) destinada ao público jovem masculino. Isso aê, Shounen cobre desde aqueles mulequinhos cheirando a leite com pêra e ovomaltino até os meliantezinhos que vão votar pela primeira vez nestas eleições. Resumindo, Shounen é feito pra crianças um pouco mais velhas (a partir dos 11, 12 anos) e para adolescentes. Esse tipo de mangá se caracteriza por um estilo leve, ágil e simples de narrativa, histórias normalmente simples e relacionadas a questões que fazem parte do cotidiano do público-alvo, como amizade, companheirismo e os incríveis (no bom sentido, mas na grande maioria das vezes no mau sentido mesmo) casos de amor adolescente japoneses. O negócio do Shounen é fazer histórias divertidas, com personagens carismáticos e, boa parte das vezes, toneladas de violência.

"Diversão e violência aos baldes? Então Shounen é foda, porra!" Falará você todo pimpão. Responderei à sua animação com um "Sim" casual.

Exemplos de Shounen? Toma: Dragon Ball Z, Yu Yu Hakusho, Samurai X, Cavaleiros do Zodíaco... deu pra sacar que esse é o estilo mais popular de mangá, não é? Não? Então te digo: Este é o estilo mais popular de mangá! Esse troço vende demais e é o grande responsável pela popularização dos mangás no mundo!

Pois é, os adolescentes tem a força!.... uma força meio de gado, mas é uma força...


Shounen Nacional, que orgulho

Seinen - Se Shounen é mangá pra crianças/adolescentes, Seinen é mangá para jovens adultos, adultos, velhos e RIP.

"Ui, ui, ui, historinha em quadrinhos pra adulto? Mas que retardado, isso é coisa de criança!" dirá o virgem gordão de 35 anos que mora com a mãe, usa camisas do Che Guevara e do Iron Maiden, e se acha super adulto e maduro porque leu alguns capítulos de Gramsci enquanto cagava e vê séries como CSI New York, White Collar, Las Vegas, CSI Miami, FlashForward, Castle entre outras pérolas do entretenimento adulto na TV (cara, como eu odeio o AXN). Dava pra destruir o gordobeso deitão com milhões de argumentos decentes, mas pra que tornar o mão peluda mais infeliz? Vamos direto à pergunta:

O que é mangá para o público adulto? Ora porra, histórias para adultos!! Pode-se encontrar de tudo: personagens tridimensionais (coisa rara em outras categorias), histórias mais complexas, temática adulta (como política, por exemplo) etc. E tudo isso feito nos mais variados estilos, como ação, comédia, suspense, policial, drama e coisa e tal. Óbvio que nem todos os títulos tem todas essas qualidades (até porque como em todas as áreas das artes, a maioria é ruim), mas se você procura por elas, é no Seinen que você vai encontrar. 

Vale a pena falar também que enquanto em alguns títulos Seinen, por mais absolutamente sensacionais que sejam, não há sequer um único soco, tiro, tapa na cara, explosão, espadas estripadoras ou chute no saco, em outros títulos você poderá encontrar AS PORRAS DAS CENAS MAIS FODIDAMENTE VIOLENTAS, CARNIFICINENTAS (inventei agora, rá!) E CRUAS QUE SEU OLHOS IRÃO VER!!! (sim, estou exaltado e gritando em frente ao computador!!). Cenas e climas que fariam Tarantino se mijar nas calças e sair correndo chorando em direção ao seu mundinho seguro e cor-de-rosa onde ele é o mais hypado da violência.

Diante da fodacidade das porradarias do Seinen, que se existissem no cinema fariam com que os filmes tivessem censura de 30 anos e em alguns casos só seriam liberados para veteranod de guerra não-traumatizados, Charles Bronson balançaria a cabeça em sinal afirmativo, aprovando a violência bem utilizada.


Ele aprova. Você discorda?

PS: sei lá se deu pra perceber, mas Seinen é minha categoria de mangá preferida. E não tem nada a ver com o Charles Bronson hehe, ele é só mais um argumento a favor. o/

Shoujo/Josei - Shoujo é mangá pra garotas e Josei pra muleres. Não precisa explicar mais nada, né? Coloquei os dois juntos por dois motivos: eles são praticamente a mesma coisa (romance, romance e mais romance. Sim, japonês é um bicho estranho quando o assunto é mulher) e eu não manjo absolutamente nada sobre eles. O mais próximo que eu cheguei disso foi assistir um episódio de Sailor Moon na finada TV Manchete e, cacete, como eu odiei aquele troço.

Bem, se você é homem e acompanha mangás shoujo/josei, cara, você é gay. Simples assim. 

Tá bom, você não é necessariamente uma bichona louca e estérica que faz parte de uma comunidade secreta de homens gordos e peludos, mas que você tem tendências, ah isso você tem!

Ei, peraê, você descobriu sua homossexualidade lendo este post? Calma! Não precisa se desesperar. A opção sexual de cada um é problema de cada um. Saia do armário e seja feliz!


Isso aí em cima é Shoujo........... pois é

As categorias explicadas são as principais, mas existem outras menores, como: Mecha (futurista com robôs), Esportes, Fantasia, Ecchi (sacanagem não-explícita), Drama, Sci-fi, Gender Bender (personagens que ficam mudando de sexo... sim, japonês é um povo esrtanho), entre outros. Os títulos de mangá sempre mesclam vários desses gêneros, e agora você os conhece.

Porque Round Final é cultura!!!

Até semana que vem com as aventuras do goroto-gari e fiquem com um vídeo do mestre Bronson.

Dois tiros só pra ter certeza de um trabalho bem feito!

Merda! Acabei de relembrar que terça tem teste! Cacete! Fui!

 

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vc sabe que só por alfinetar o Tarantino o seu post já é o mais fodástico de todos os post de todos os blogs de toda a internet!
    Minha criança interior ainda acha os Cavaleiros do Zodíaco a coisa mais legal do mundo.
    Bjs meus.

    ResponderExcluir
  3. Cara, falar mal do Tarantino não pode! Vai ser despedido, PORRA!

    ResponderExcluir
  4. Zé se superando...hahahahaha Não é pra despedir o menino! Ai, ai, ai...Tarantino não é tudo isso, não...
    E não vale falar mal de White Collar! Nunca pensei que fosse possível relacionar de alguma forma Gramsci com mangá. Toda vez que alguém falar de Gramsci agora, eu vou lembrar desse texto. Bizarro.

    ResponderExcluir
  5. Caralho, vou fazer um post ENDEUSANDO FODA o Tarantino.

    ResponderExcluir
  6. Mais fácil fazer sobre as trilhas sonoras dos filmes dele.

    ResponderExcluir
  7. Que nada! Por falar mal do Tarantino ele deveria ser promovido!

    ResponderExcluir
  8. Bota a Nathália pra comentar! Colocar toda a raiva pra fora! ahahahah

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o post!
    Ele abre amplos caminhos para debates sobre manga vs "coisa de criança" xD

    ResponderExcluir
  10. Caraloh! O Maluco é o criador da Wikipedia!

    ResponderExcluir
  11. Criou a wikipedia e achou meu post muito legal! hahhaha

    ResponderExcluir
  12. Não acredito como o Zé esqueceu de escrever 'significa.' ali!

    Ah! Esqueceu pra eu poder comentar?

    SAQUEI! IRADO!

    ResponderExcluir
  13. Pooo, pra mim se nao for shoujo ou jopsei nao presta. Tem muito mangá de qualidade desses gêneros. Só procurar. =D Mas acho q só faz mais sucesso com mulher mesmo. Shounen pra mim só se for uma parada muito foda tipo Liar Game ou Death Note, com mistérios, jogos e tal.

    ResponderExcluir