Páginas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Top n+1: Rock Brazuca

Como eu já fiz um post de bandas internacionais na semana do Rock, agora vou fazer um Top n+1 de bandas de Rock Brazuca! Nessa lista eu vou colocar bandas que fizeram algo diferente do Rock que já existia, misturando com algumas influências fora do estilo e colocando brasilidade negócio!

 

1- Os Mutantes

Os Mutantes foram uma banda muito importante no cenário do movimento tropicalista aqui no Brasil. Muito influenciados pela Pop Art e pela Antropofagia de Oswald de Andrade, eles mesclavam a produção do Rock Sessentista com influência de vários grupos internacionais, principalmente pelos Beatles, e experimentos com novos movimentos culturais, mostrando sempre arranjos inusitados, feitos por Rogério Duprat e Gilberto Gil.

Uma banda muito renomada no cenário nacional e internacional até hoje, é considerada uma das primeiras bandas a acompanhar as inovações dos Beatles no fim da década de 60. Podem não ter feitos grandes fusões, mas se inseriram num movimento importante, levando a pequenos e primários experimentos com a brasilidade.

2- Novos Baianos

Bom, um bando de caipira hipponga que pregavam a suruba o amor livre. Como todos eles tinham cabelo grande, deveriam tender a tocar metal, mas daí eles conheceram o João Gilberto, que com o seu amor pela vida e vivacidade (not), acabou influenciando musicalmente os músicos dos Novos Baianos, misturando guitarras distorcidas com o Samba, acordes dissonantes e solos de guitarra, criando uma sonoridade bem original e mesclada. E sem contar que nessa putaria toda, o Pepeu Gomes conheceu a Baby do Brasil, dando cria aos filhos com os nomes mais escrotos da história.

 

3- Doces Bárbaros

Ué? Gil, Caetano, Gal Costa e Bethânia é Rock? Eu digo que sim. E PÁ CARALHO! Outro fruto da mistura do movimento hippie com o regionalismo baiano, os Doces Bárbaros surgiram pra comemorar os dez anos de carreira desses quatro baianos preguiçosos filhos de Dona Canô. A parte que mais remete ao rock são os arranjos e guitarras do Gilberto Gil, influenciadas pelo Jimi Hendrix, mas tocando versões de músicas de Milton Nascimento e Herivelto Martins (é, o da minissérie, seu boiola). E também o excesso de pêlos no palco, visto que Gal Costa e Maria Bethânia nunca se depilaram na vida.

 

MAIS UM – Ed Motta

O Ed Motta não é um cara exatamente do Rock, mas ele tem influências gritantes da produção do Rock setentista. Além disso, ele é um dos maiores colecionadores de vinis de Rock 70’s do Brasil. Quem segue o Twitter dele, sabe que ele é fã, e não esconde isso de ninguém. Dentro daquelas músicas mais dançantes e soulful dele, sempre percebemos os vocais dos grandes Vocal Hero, como Plant, Gillian, Bruce, Hughes, etc.

 

Nesse vídeo você vê: Uma versão irada de “Smells Like Teen Spirit”, a barriga do Ed Motta, a risada escrota do Ed Motta, o Ed Motta edmotêzando a música, etc.

 

Beijocas, etc.

3 comentários:

  1. Maneiro! Quase um post de Rock Baiano! Faltou o Raulzito, se era pra falar da Bahia =P

    Cara, Ed Motta também tem língua própria? hehe

    abs!

    ResponderExcluir
  2. Na boa, Ed Motta ruleiou e ruleia.

    ResponderExcluir
  3. Demais o post, cara!

    Não sou muito fã do Ed Motta, mas ele manda muito bem.

    ResponderExcluir